Publicado em

Pedras para grelhar – Instruções de utilização de pedras para grelhar carne

4.3/5 - (11 votes)

bife-na-pedra-pedra-para-grelhar-IMG_0385

Para obter a máxima duração das pedras para grelhar só é necessário seguir estes dois conselhos simples:

  • Pôr a pedra a aquecer quando estiver totalmente seca, não se deve aquecê-la quando ainda estiver molhada.
  • Nunca arrefecer a pedra rapidamente, molhando-a, ou de qualquer outra forma.

As mudanças bruscas de temperatura podem provocar fendas ou partir as pedras para grelhar.

Aquecendo a pedra para grelhar.

Existem diferentes tipos de pedras para assar (pedras de mármore, pedras de granito, pedras vulcânicas, …), mas as que produzem o melhor resultado para cozinhar são as pedras vulcânicas.
A pedra vulcânica, pela sua natureza própria, é a ideal para cozinhar na pedra.
Tanto um tipo de pedras como outras terão diretrizes semelhantes quanto à sua utilização, embora alguma possa ter algumas orientações de uso e manutenção mais específicas.

Em primeiro lugar, há que esclarecer que, para limpar as pedras, estas deverão estar mornas ou à temperatura ambiente, nunca se devem limpar a quente. Há que esperar que a pedra esteja morna.

Se as aquecermos diretamente no fogo, é preferível aquecê-las primeiro com lume brando e, após alguns minutos, aumentá-lo ao máximo até obter a maior temperatura possível. As mudanças bruscas de temperatura não são boas para as pedras.

No caso de aquecermos a pedra de grelhar no forno, devemos inseri-la (se for possível) quando o forno começar a aquecer e deixá-la durante 40 ou 50 minutos, aproximadamente.

A temperatura aconselhável da pedra é de 250ºC a 350ºC.

Para limpar a pedra para grelhar, não é imprescindível o uso de detergentes ou de qualquer outro produto, basta esfregar intensamente com um esfregão de alumínio sob a torneira.

Para limpar a pedra, também se pode raspar a sua superfície com uma escova, enquanto a pedra ainda está morna, cobrir com sal e secar com um pano ou papel. Se necessário, pode usar um pano impregnado de vinagre.

Quando a pedra tiver sido usada diversas vezes, forma-se uma pátina antiaderente na superfície, impedindo que os alimentos se peguem.
Se desejar acelerar este processo, coloque um pano embebido em azeite sobre a pedra durante 24 h.

Existe no mercado uma grande variedade de modelos de pedras para grelhar, com asas, com queimadores, mas todas têm, mais ou menos, diretrizes de utilização e manutenção muito semelhantes.

Esperamos que estes conselhos vos sejam úteis relativamente à utilização das pedras para grelhar carne.